Como o captcha que você digita na internet pode ajudar a mudar o mundo (do YouPix)

Até um tempo atrás, o Captcha, aquelas palavras que digitamos antes de baixar alguma coisa, não tinham utilidade nenhuma além de evitar fraudes. Percebendo isso, um dos inventores da ferramenta, Luis von Ahn, resolveu tornar dar outra utilidade para o Captcha. Muitas vezes que você digita uma palavra nesta ferramenta, você pode estar ajudando a digitalizar livros.

O pessoal do YouPix publicou ontem uma nota falando dos “captcha”, que são captions usados pra provar que nós não somos robôs. Usar o nosso conhecimento pra ensinar a máquina, e numa escala tão grande (eu, pelo menos, devo esbarrar numas dezenas ou centenas de “captchas” por semana), a fazer algo tão útil é bem interessante. Mas o sistema já pertence ao Google e eu fico pensando em como qualquer coisa pode ser usada “para o bem ou para o mal”… Pra saber mais do que é público sobre o projeto reCaptchaclique aqui.

Outra coisa que me encasquetou foi quantos projetos desse tipo devem existir por aí, que usam ações online banais de usuários para um objetivo maior. Quais, quantos? Alguém?

Entre na conversa (linguagem abusiva e ofensas não serão toleradas):